INSTALAÇÃO

COIFAS

INSTALAÇÃO DE COIFAS

A cozinha deixou de ser apenas o lugar de cozinhar para se tornar também um ambiente social e o ponto de encontro da casa. Por isso, não há espaço para maus odores e gordura no ambiente e a coifa se torna cada vez mais indispensável em qualquer cozinha.

Além de tirarem o cheiro de fritura do lugar, as coifa ajudam a eliminar a fumaça e os cheiros que podem transformar a cozinha em um ambiente enfumaçado e engordurado.

O primeiro passo é escolher a coifa enquanto a obra não entra na etapa de acabamento, assim é mais fácil definir corretamente pontos de energia e saída do duto. Se a cozinha está pronta, vale ter atenção com as possibilidades já existentes, para você não correr o risco de comprar e não conseguir instalá-la.

A coifa precisa estar em harmonia de medidas com o fogão para atender todos os queimadores em funcionamento. A distância ideal entre as duas peças fica entre 65 cm para fogões elétricos, 75 para fogões a gás e combinados. E para um bom funcionamento da coifa recomendamos que a distância máxima de 80 cm seja respeitada.

Coifa de Parede

É o tipo de instalação mais utilizado, pois a maioria dos projetos de cozinha contempla o fogão junto à parede, nesta instalação a exaustão poderá ser feita através de dutos na parede. Recomenda-se que a coifa seja instalada no eixo do fogão e bem como o ponto de alimentação elétrica e sua altura ideal é de 1,30m da bancada, ou a 2,20m do piso.

Coifa de Ilha

Utilizada em cozinhas mais amplas onde o fogão é instalado no centro da cozinha formando uma ilha. Neste tipo de instalação a coifa deve ser fixada diretamente na laje e nunca no forro de gesso ou de madeira, pois não suportaria o peso. Neste caso a coifa deverá ser fixada em perfis de aço, que são instalados entre o gesso e a laje (dentro do rebaixo). Recomenda-se que a coifa seja instalada no eixo do fogão e que o ponto de alimentação deve ficar no centro da instalação da coifa a deve vir pelo forro, por dentro do duto.

Em ambas as instalações parede ou ilha elas poderão ser modo depuração ou exaustão:

Quando a coifa é instalada como depurador, ela irá filtrar o ar da cozinha retendo a gordura e os odores, mas devolvendo esse mesmo ar para o ambiente.

Quando instalada como exaustor, a coifa irá retirar a fumaça, gordura e o calor da cozinha e, através de um duto ligado ao exterior, renovará totalmente o ar do ambiente.

Dicas

  • Para obter um melhor rendimento, ligar a coifa 5 minutos antes de iniciar qualquer tipo de cozimento e desligar a mesma de 10 a 15 minutos após o término para que todo o ar saturado do ambiente seja eliminado.
  • Antes de efetuar qualquer operação de limpeza ou manutenção, retire o cabo de alimentação da tomada ou desligue o disjuntor. Para aumentar a vida útil do seu produto e evitar manchas, faça a limpeza interna e externa com frequência.
Feito por  DiegoPassos.com.br