COOKTOPS
Os cooktops estão cada vez mais presentes, principalmente nas cozinhas mais modernas. Bonito, moderno e fácil de limpar, o fogão cooktop realmente vem conquistando os brasileiros com sua tecnologia e praticidade. O produto pode ser de vidro ou inox, podem ter uma, duas, três, quatro, cinco ou seis queimadores, ser a gás ou elétrico que neste caso não possui grades, chamas, bocas ou queimadores.
Para cada modelo há uma diferença na instalação, segue abaixo alguns itens importante para que o seu cooktop possa ser instalado corretamente, o mais importante é seguir o manual de cada fabricante.
Instalação de cooktops a gás:
Todos os modelos poderão ser instalados em bancadas de granito, mármore, madeira, metal ou qualquer outro material que resista a uma variação de temperatura ambiente superior a 70 C. O nicho (espaço aberto na bancada ou móvel especialmente projetado e montado) que vai receber o cooktop deve seguir as medidas de cada modelo segundo seu fabricante.
O ponto do gás deve estar localizado na parte inferior da mesa sempre do lado da saída de gás do cooktop e o ponto de alimentação elétrico do lado inverso. Os flexíveis (mangueira) usado nesta instalação devem respeitar as normas do Inmetro.
Instalação de Cooktops Elétricos ou Indução:
Todos os modelos poderão ser instalados em bancadas de granito, mármore, madeira, metal ou qualquer outro material que resista a uma variação de temperatura ambiente superior a 100 C. O nicho (espaço aberto na bancada ou móvel especialmente projetado e montado) que vai receber o cooktop deve seguir as medidas de cada modelo segundo seu fabricante.
O ponto de alimentação elétrico do domino está localizado de trás da parte inferior da mesa, à esquerda ou à direita dependendo de cada modelo. Recomendamos que o ponto de alimentação elétrico que irá alimentar o produto esteja localizada do mesmo lado da parede e que seja utilizada exclusivamente pelo cooktop ou domino. Para facilitar essas operações e aumentar a segurança, aconselhamos que o ponto elétrico reservado para o produto esteja ligada a um disjuntor exclusivo para ele. E a potencia desse disjuntor e bitola do fio deve seguir regras do manual de cada fabricante.